(Tempo de Leitura: 5 min.)

Se sua organização trabalha com fornecedores terceirizados, é essencial que você estabeleça um sistema de gerenciamento de risco de fornecedor (VRM). Isso ajudará a identificar e responder melhor às vulnerabilidades dentro do ecossistema de seu fornecedor, melhorando os relacionamentos com terceiros e sua postura geral de segurança. O problema é que, muitas vezes, as organizações não obtêm o máximo de suas plataformas de gerenciamento de risco devido à má gestão de tempo e recursos.

Um elemento-chave para o gerenciamento de risco de terceiros eficaz é o desenvolvimento de um fluxo de trabalho de gerenciamento de risco de fornecedores. Um fluxo de trabalho de gerenciamento de risco de fornecedores descreve os processos que uma organização segue ao lidar com riscos, bem como identifica responsabilidades individuais dos funcionários relacionadas à mitigação de riscos. Isso ajuda as empresas a centralizar seus esforços de gerenciamento de risco, permitindo-lhes alinhar as prioridades de risco com os objetivos de negócios.

Programa de gerenciamento de risco de fornecedor

Um programa de gerenciamento de risco de fornecedor é o conjunto de documentos, políticas, procedimentos e ferramentas que uma organização usa para gerenciar riscos de terceiros. Esses programas diferem entre os setores mas, normalmente, utilizam as mesmas metodologias e soluções em relação à priorização e mitigação de riscos. Para ajudar a categorizar o risco, as empresas criam declarações de apetite e tolerância ao risco que descrevem os níveis de risco aceitáveis ​​em sua organização. A partir daí, classificam fornecedores com base no nível de risco que representam para a operação de seus negócios. Neste ponto, fluxos de trabalho de gerenciamento de risco de fornecedores desempenham um papel crucial, pois descrevem as etapas que uma organização deve executar ao responder a diferentes tipos de risco de fornecedor. Os tipos comuns de risco de fornecedor incluem:

Risco estratégico

O risco estratégico ocorre quando as decisões de negócios de um fornecedor não se alinham com os objetivos estratégicos da organização matriz.

Risco de reputação

Os riscos de reputação surgem quando as ações de um fornecedor ou a falta de resposta afetam a percepção do nome de uma empresa ou situação regular.

Risco transacional

O risco transacional é o risco que surge como resultado de um fornecedor não atender às expectativas do cliente de um produto ou serviço.

Risco operacional

O risco operacional é o risco de perda resultante de falha de processos ou sistemas internos. Os terceiros geralmente se integram aos processos internos de sua organização matriz, aumentando a complexidade operacional geral.

Risco de conformidade

O risco de conformidade é o risco que surge a partir de violações das leis e regulamentos colocados em vigor por órgãos de governo ou de padrões de conformidade.

Diretrizes para fluxos de trabalho

Outro componente importante dos programas de gerenciamento de risco de terceiros são as diretrizes criadas para uso dos funcionários. Esses documentos estabelecem um fluxo de trabalho destacando as etapas do dia a dia que os funcionários podem realizar para ajudar a gerenciar o risco de terceiros em sua organização. Ao trabalhar para limitar o risco do fornecedor, ter um fluxo de trabalho é extremamente importante, pois cria um sistema de freios e contrapesos dentro de uma organização. Além disso, ter funções atribuídas ajuda a otimizar a resposta dos funcionários às ameaças, limitando assim o impacto de ataques bem-sucedidos.

Reduzindo o risco associado a fornecedores

Depois de classificar seus fornecedores, a próxima etapa é avaliar seu nível de risco. Isso é feito através da administração de avaliações periódicas de risco do fornecedor. O objetivo dessas avaliações é medir o risco do fornecedor no que se refere ao seu apetite de risco e declarações de tolerância. Você também deve avaliar os sistemas que seus fornecedores possuem para monitorar e eliminar riscos. Em seguida, você pode criar um plano de gerenciamento de risco que destaca as etapas individuais que seus fornecedores devem seguir para lidar com os riscos identificados. Com base nas respostas do fornecedor, você deve ajustar seu fluxo de trabalho para que os riscos identificados sejam priorizados e tratados.

Seu plano também deve incluir processos de due diligence contínua de terceiros. Isso significa estabelecer um programa de monitoramento de fornecedor para que você possa se manter atualizado sobre os procedimentos de gerenciamento de risco de seu fornecedor. Um exemplo disso é fazer com que seus fornecedores elaborem relatórios mensais que destacam os riscos emergentes e interessantes em suas redes, bem como as etapas que estão realizando para mitigar esses riscos. Isso garantirá que você tenha total visibilidade dos procedimentos de gerenciamento de risco, permitindo que você forneça orientação quando necessário.

Como melhorar os fluxos de trabalho de VRM

Depois que sua plataforma de gerenciamento de risco do fornecedor foi estabelecida, é importante que você monitore continuamente suas políticas para identificar possíveis melhorias no fluxo de trabalho que podem ser feitas. Algumas etapas que você pode seguir para melhorar seus fluxos de trabalho de gerenciamento de risco de fornecedor são:

Desenvolver modelos de avaliação de risco

A criação de avaliações de risco é uma tarefa que consome muitos recursos, pois precisa ser específica do fornecedor. Uma maneira de agilizar esse processo é criando modelos de avaliação de risco. Ao criar modelos de avaliação com base em diferentes níveis de risco do fornecedor e regulamentações, você elimina a necessidade de criar novas avaliações toda vez que deseja avaliar o risco de um fornecedor específico. Isso ajuda a otimizar o processo de avaliação do fornecedor, melhorando assim os fluxos de trabalho de gerenciamento de risco do fornecedor.

Determinar um processo de auditoria VRM

Avaliar continuamente a eficácia de seu programa de gerenciamento de risco de fornecedor é essencial para seu sucesso. Para fazer isso, você precisa criar um sistema de auditoria interna com controles que analisam os relatórios do fornecedor e avalia como seus programas de risco do fornecedor se alinham com seus objetivos de negócios: Isso ajudará a identificar as áreas que precisam de melhoria. As percepções obtidas nas auditorias podem ser usadas para otimizar as avaliações do fornecedor, bem como melhorar o seu processo de due diligence. Os relatórios de auditoria também são benéficos ao se reportar ao conselho, pois fornecem uma maneira de quantificar o valor de seus programas de gerenciamento de risco.

Integrar seu VRM com outras plataformas

Integrar as informações do fornecedor em seu programa de negócios traz muitos benefícios para as organizações. Para começar, ele cria um repositório centralizado de documentos do fornecedor, ajudando a melhorar a visibilidade do risco do fornecedor. Essa maior visibilidade também ajuda a reforçar os esforços de conformidade, pois você pode monitorar a adesão do fornecedor aos requisitos regulamentares.

Os programas de risco internos integrados também informam contratos futuros ou práticas operacionais durante a fase de fusão e aquisição. Com base nas respostas de avaliações anteriores, você pode avaliar com mais precisão o nível de risco de um fornecedor potencial e construir contratos que delineiam claramente as expectativas do fornecedor.

Plataformas Integradas

Para otimizar o fluxo de trabalho de gerenciamento de risco do seu fornecedor, você precisa de uma plataforma que forneça percepções valiosas sobre os dados que você coleta dos fornecedores. Com uma plataforma centralizada para gerenciar riscos, as organizações aumentam sua capacidade de rastrear e corrigir com precisão as ameaças do fornecedor, reforçando sua segurança.

As soluções de gerenciamento de risco de terceiros baseadas nas informações fornecidas pelo GAT Security Score identificam problemas de segurança ativos cibernéticos e fatores de risco, fornecendo visibilidade instantânea e contínua sobre a saúde cibernética de seus fornecedores terceirizados e terceirizados, além de sua própria infraestrutura de TI. Isso ajuda na priorização da vulnerabilidade e permite que suas equipes de segurança interna e fornecedores identifiquem e resolvam problemas rapidamente.

Adotar uma abordagem centrada em dados para o gerenciamento de riscos de terceiros permite que você monitore continuamente a postura de segurança de todos os seus fornecedores enquanto facilita a colaboração em toda a organização. À medida que mais organizações dependem de fornecedores para negócios, o GAT Security Score pode ajudar a desenvolver fluxos de trabalho abrangentes de risco do fornecedor que permitem que você controle o ecossistema de seu fornecedor.

Você também pode curtir isso:

Av. Angélica, 2582 – 2° Andar
Bela Vista – São Paulo/SP
CEP 01228-200
+55 (11) 4395-1322
[email protected]

Siga-Nos

×