(Tempo de Leitura: 2 min.)

Após receber contribuições dos agentes, o Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou ontem, 1º de julho, a Rotina Operacional RO-CB.BR.01 – Controles mínimos de segurança cibernética para o Ambiente Regulado Cibernético. O documento, que estabelece os controles de segurança cibernética a serem implementados nos centros de operação dos agentes e nos equipamentos de infraestrutura, terá vigência a partir de 9 de julho de 2021.  Após essa data, os agentes e o Operador devem adotar a rotina e o seu conjunto de requisitos e critérios, de acordo com os prazos estabelecidos na RO.

O processo de aprimoramento da segurança cibernética é um assunto que vem sendo discutido pelo setor elétrico, em especial pelo ONS, ANEEL e MME, devido à relevância para a operação do setor elétrico. Até o momento existia um item nos Procedimentos de Rede que tratava do assunto, mas de forma abrangente. A publicação dessa rotina vem aprimorar as orientações sobre o tema junto aos agentes: “A Rotina Operacional de Segurança Cibernética é um importante marco para o setor elétrico. Acreditamos que ela irá elevar o nível de segurança cibernética de toda a operação, ajudando os agentes e o ONS a criar políticas de segurança alinhadas às boas práticas mundiais e aos Procedimentos de Rede estabelecidos.”, comenta Geraldo Fonseca, especialista de Segurança Cibernética do ONS.

Existe atualmente grande quantidade de ataques contra as infraestruturas críticas, especialmente do setor elétrico. Algumas empresas do Brasil já foram atingidas, e a preocupação do ONS é aperfeiçoar a segurança de todo o setor.

O documento publicado agora faz parte do “Manual de Procedimentos da Operação”: ele é o Submódulo 5.13, que pertence ao Módulo 5 do manual (Operação do Sistema). O manual da ONS tem um total de 172 módulos, mas nesse conjunto a segurança cibernética era tratada muito superficialmente, mencionando a necessidade de políticas de segurança cibernética mas não entrando em detalhes.

“A Rotina Operacional de Segurança Cibernética é um importante marco para o setor elétrico. Acreditamos que ela irá elevar o nível de segurança cibernética de toda a operação, ajudando os agentes e o ONS a criar políticas de segurança alinhadas às boas práticas mundiais e aos Procedimentos de Rede estabelecidos.”, comenta Geraldo Fonseca, especialista de Segurança Cibernética do ONS.

Clique aqui e confira o Documento na íntegra.

Fonte: ONS DIVULGA ROTINA OPERACIONAL SOBRE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

Você também pode curtir isso:

Av. Angélica, 2582 – 2° Andar
Bela Vista – São Paulo/SP
CEP 01228-200
+55 (11) 4395-1322
[email protected]

Siga-Nos